29 de setembro de 2013

Quentin Matsys, O Usurário e sua Esposa, 1514

O Usurário e Sua Esposa, 1514
 

Quentin Matsys (Leuven, 1466 — Antuérpia, 1530)
Pintor Flamengo

Um dos grandes pintores do fim do século XV início do século XVI que se caracterizava por um grande sentimento religioso misturado de um realismo crítico patenteado nas formas grotescas apresentadas. Muitas das suas obras enfatizam a caricatura como forma de crítica exposta na expressão melancólica das figuras, nos gestos brutais dos carrascos ou na actividade usurária dos banqueiros.
O usurário e a sua mulher” não representa somente a actividade económica de um prestamista, ele é também uma sátira religiosa, pondo em confronto os mandamentos da Lei de Deus, que condenava a usura, representada no quadro pela Bíblia que a esposa atentamente folheia, e a bondade do trabalho do marido. As muitas obras de Quentin Matsys retratando as respeitáveis actividades de cambistas, ourives e banqueiros, eram acompanhadas de um sentido crítico que podemos adivinhar num dos seus retratos mais famosos: A Duquesa Feia, quiçá, o quadro mais conhecido do pintor. A improbabilidade deste retrato não ser verdadeiro, digo, corresponder à beleza retratada, é-nos sugerida pelo lado grotesco da pessoa representada que alguns historiadores atribuem a uma caricatura de Margareth, Condessa do Tirol. Será?...
A Duquesa feia, 1525/30


Em epílogo, fazendo um paralelismo com os acontecimentos vividos a arte de Quentin Matsys continua com uma fealdade actual…


***