22 de setembro de 2013

Lourenço de Medici, O Magnífico (1449-1492)

Anónimo, Lourenço de Medici, O Magnífico (1449-1492)
Pintura a Óleo
Lourenço de Medici, o Magnífico.

Lourenço de Medici, o magnífico, foi um Banqueiro influente que marcou  indubitavelmente o início do Renascimento florentino com o seu mecenato[i] e amor às artes. Neto de Cosimo de Medici, Lourenço foi um dos que melhor representou os ideais do Renascimento italiano. O cognome de “O Magnífico” tem origem não só no seu poder financeiro, mas também por ter sido, na tradição da família Medici, um dos grandes mecenas das artes em geral. Patrocinou escritores, sábios e artistas e foi o impulsor das primeiras obras imprensas italianas.
Os Médicis comandaram uma sólida rede bancária que lhes garantiu domínio económico e poder político. Lourenço e o seu irmão Giuliano exerceram o governo da cidade entre 1453 e 1492. Politicamente, a rivalidade entre famílias banqueiras proeminentes teve o seu epílogo com a conspiração dos Pazzi (1478), banqueiros rivais dos Medici, que contavam com a protecção do pontífice Sisto IV. Os Pazzi, com a cumplicidade do arcebispo de Florença, decidiram assassinar os irmãos governantes na catedral Florentina. Giuliano perdeu a vida no atentado, porém Lourenço conseguiu salvar-se, refugiando-se na sacristia.
Após a tentativa de assassinato Lourenço fez jus ao nome de família, os Medicis, governando Florença como um autocrata esclarecido promovendo o esplendor artístico da cidade de Florença. Para angariar prestígio social o palácio Medici, em Florença, além das festas lendárias, torneios e carnavais, transformou-se num famoso centro de cultura que levou à emancipação das artes e das letras. A sua corte ficou famosa pelos sábios e artistas que acolheu e que foram mantidos às expensas do príncipe: entre muitos exemplos, o humanista Giovanni Pico della Mirandola, o poeta Angelo Poliziano, os pintores Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli entre muitos outros. Nos jardins de São Marcos, abriu uma escola de escultura onde o jovem Michelangelo Buonarroti fez a sua aprendizagem.
A associação aos Médici de artistas como Michelangelo e Donatello fez com que a família de banqueiros conquistasse a simpatia e admiração de toda a gente, gerando uma percepção positiva no panorama cultural da Itália dos séculos XV a XVII.





[i] A palavra "mecenas" tem a sua origem na Roma Antiga. No século I a.C., Caio Mecenas foi um conselheiro do imperador romano Octávio Augusto. Caio Mecenas patrocinou a produção de vários artistas e poetas nesta época.