7 de outubro de 2013

Paolo VERONESE, Bodas de Caná, 1562-63

Paolo VERONESE, Bodas de Caná, 1562-63

Óleo sobre tela, 990 x 660 cm

Museu do Louvre, Paris


Paolo Cagliari, O Veronese, é considerado um grande mestre da pintura renascentista oriundo da escola veneziana. Veronese, como era conhecido em virtude de ter nascido em Verona, realizou vários trabalhos pictóricos entre os quais “Bodas de Caná”(1) que é considerado um ícone da pintura renascentista. Veronese foi discípulo de Antonio Badile que lhe transmitiu o gosto pela integração de figuras humanas em ambientes arquitectónicos clássicos, características que se destacam claramente nos seus trabalhos.
A pintura caracteriza-se pela solidez, pela regularidade dos volumes, pelas cores fortes e contrastadas e, ainda, pelas figuras convencionais esboçadas com um realismo anatómico. Assim, nesta pintura considerada como um ícone da arte do Renascimento veneziano podemos perceber facilmente o fascínio do artista pelo uso da arquitectura clássica, a perspectiva linear profunda, as cores fortes e contrastadas e a atenta observação dos detalhes: uma obra que evoca o esplendor, a magnificência e o brilho da vida veneziana.

Paolo Veronese, Ceia em casa de Levi, 1573
Óleo s/tela, 555 × 1280 cm
Basilica di Santi Giovanni e Paolo
Veneza



Veronese fez várias pinturas de ceias bíblicas nas quais retratava os modos e a vida opulenta cujas personagens eram retratos de pessoas da corte veneziana. Uma das suas obras intitulada "Ceia em Casa de Levi" foi classificada como profana levando Veronese a ter que se explicar junto à Inquisição, tendo sido obrigado a corrigir certos detalhes da mesma. 


________________________________

1 TEXTO Jo 2,1-11 Bodas de Caná (Bíblia sagrada Edição pastoral – Paulus)

“No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho e a mãe de Jesus disse-lhe: "Eles não têm vinho!" Jesus respondeu: "Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou." A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: "Façam o que ele mandar." Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus.
Jesus disse aos que serviam: "Encham de água esses potes." Eles encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: "Agora tirem e levem ao mestre-sala." Então levaram ao mestre-sala. Este, provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha.
Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a água. Então o mestresala chamou o noivo e disse: "Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. “Você, porém, guardou o vinho bom até agora.”
Foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória e seus discípulos acreditaram nele”.